terça-feira, 18 de outubro de 2011

BlackBerry apresenta BBX, novo sistema operacional para smartphones e tablets


BlackBerry acaba de anunciar a sua nova plataforma para dispositivos móveis. Chamado de BBX, o anúncio do sistema operacional foi feito durante o BlackBerry DevCon Américas 2011, evento para desenvolvedores que está sendo realizado em São Francisco, na Califórnia (EUA), de 18 a 20 de outubro. 


Mike Lazaridis, presidente e co-ceo da RIM, apresentou a plataforma BBX, destacando-a como sendo a soma da melhor parte dos sistemas operacionais BBS e QNX. A plataforma integra as principais características do BlackBerry 7 e do QNX (sistema utilizado no PlayBook) e cria uma plataforma totalmente aberta e segura, dotada de um sistema multitarefas real. 
Segundo Dar Dodge, fundador e co-desenvolvedor do sistema QNX, a nova plataforma BBX foi otimizada para facilitar o desenvolvimento de games, que representam uma quantidade signifcante de downloads na loja App World, aumentando o potencial de entretenimento dos dispositivos desenvolvidos pela empresa.

A nova plataforma terá HTML 5 nativo, aumentando a performance do sistema e tornando-o atrativo para os desenvolvedores por facilitar a conversão de aplicativos, sendo o futuro das plataformas com aplicativos de massa. O HTML 5 será, ainda, ponte entre telefones equipados com sistema BlackBerry 6 e 7 e o tablet PlayBookequipado com BBX, já que ambos rodam sobre HTML 5, o que facilita a comunicação entre ambos.
  
Outras áreas do BBX receberam atenção, com lista de contato remodelada graficamente e filtragem dos contatos de várias maneiras, exibindo gráficos animados e bem detalhados sobre as diversas categorias de contatos filtradas, o que sai da da tradicional lista de contatos e torna mais fácil e intuitivo procurar contatos com características comuns.


BlackBerry PlayBook 
Alan Panezic, vice-presidente de produtos para o mercado corporativo da RIM, mencionou que o BlackBerry PlayBook é  um dispositivo para quem apenas quer entretenimento e também para quem procura ferramentas de produtividade, pois traz soluções de conectividade que permitem ao usuário se conectar remotamente ao ambiente corporativo, ainda que traga segurança à empresa ao não permitir aos usuários algumas funções de risco.
  
Falando em PlayBook, o tablet da RIM será apresentado oficialmente no Brasil amanhã, quando serão passados maiores detalhes sobre preço e disponibilidade do produto nas lojas brasileiras.  
O BlackBerry DevCon ocorre após a RIM passar por momentos conturbados como o recente "apagão", que deixou vários serviços da empresa fora do ar por dias em diversos continentes e a demora para lançar aplicativos essenciais para o PlayBook, problema que será solucionado com o lançamento do BBX. 
Os primeiros smartphones com o BBX deverão estar disponíveis já no início de 2012 e gradualmente todos os novos produtos da BlackBerry deverão ser lançados com o novo sistema operacional.
O repórter viajou a São Francisco a convite da RIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário